Saúde

Exposição fotográfica marca Semana Mundial de Aleitamento Materno

Imagem Exposição fotográfica marca Semana Mundial de Aleitamento Materno
Parceria da Sobape com o Iperba reforça campanha pela amamentação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/08/2014, às 22h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Amamentar é saúde para a vida inteira! É com essa mensagem que a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), em parceria com o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), realiza uma exposição fotográfica até o próximo dia 9, no térreo do Shopping Pituba Parque Center, no Itaigara, em celebração à 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em Salvador.



Fotos: Paulo Macedo/Sobape


Sob a coordenação da presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape e diretora do Iperba, a pediatra Dolores Fernandez, e da neonatologista do Iperba Ana Paz, equipes de enfermagem, nutrição e pediatria distribuem materiais informativos, tiram dúvidas e orientam mães sobre como proceder na amamentação e como fazer para doar leite materno.

Espalhados no andar térreo do Pituba Parque Center, 18 totens com fotografias feitas pela neonatologista Ana Paz, que também integra o Departamento de Aleitamento Materno da Sobape,  contam histórias de sucesso de bebês que tiveram dificuldades na amamentação, mas foram alimentados exclusivamente com leite materno pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Iperba.



Foi durante a exposição que a comerciante Jassiane Lira, grávida de oito meses, recebeu instruções sobre a posição correta de segurar o bebê, como se preparar para o momento da amamentação e por quanto tempo deve mantê-la como alimentação exclusiva. “Minha primeira experiência foi péssima, não sabia nada disso”, conta, ao lembrar das dificuldades que teve anos atrás com sua primeira filha.

Além de prevenir doenças crônicas, como obesidade na infância e na vida adulta, diabetes, hipertensão e alergias, o ato de amamentar ainda protege a saúde mental e fortalece vínculos afetivos entre mãe e filho, como explica dra. Dolores Fernandez.

Apesar dos benefícios da amamentação, a pediatra chama a atenção para o levantamento do Ministério da Saúde nas capitais brasileiras e no Distrito Federal que revela ser de apenas 54 dias a média de aleitamento materno das brasileiras, tempo bastante inferior ao recomendado de 180 dias.

Leite Materno x Mortalidade Infantil

O aleitamento materno é uma prática fundamental para que o país cumpra alguns dos Objetivos do Milênio (ODM), como erradicar a fome e a miséria, diminuir a mortalidade infantil e promover educação básica de qualidade, já que, de acordo com a dra. Dolores Fernandez, "crianças que mamam também têm melhor aproveitamento escolar".

Ela explica ainda que casos de morte na infância são reduzidos em até 13% quando o leite materno é o único alimento oferecido à criança nos seis primeiros meses de vida. Se for estendido até os dois anos ou mais, com alimentação complementar segura, diminui em 6% a mortalidade. Já em óbitos causados por desnutrição, o aleitamento materno reduz de 50 a 60% as chances de morte, como completa a pediatra.

Contribuição

Quem visitou a exposição também ajudou a montar um mural escrevendo mensagens e reflexões sobre a importância do aleitamento materno.



Ao avaliar o sucesso da campanha, que já prestou orientações a mais de 300 pessoas, dra. Dolores Fernandez agradeceu à diretoria, administração e sindicato dos lojistas do Shopping Tricenter, e à IOX Papéis Especiais "pela sensibilidade, acolhimento e apoio ao projeto".

Banco de Leite Humano

As mães que quiserem doar o leite materno excedente devem se cadastrar presencialmente na sede do Iperba ou pelo telefone (71) 3116-5118. Depois de aprovadas em avaliação médica (com base nos exames laboratoriais feitos durante o pré-natal), elas recebem orientação de como coletar e armazenar o leite.

O Iperba também recebe doação de frascos de vidro com tampa plástica, material apropriado para guardar o leite de forma segura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp