Saúde

Febre Chikungunya tem casos confirmados na Bahia e suspeita em Salvador

Reprodução
Um outro caso na capital baiana ainda aguarda resultado dos exames realizados com a pessoa contaminada  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/09/2014, às 13h51   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Proveniente da África, de alguns países da Ásia e da Europa, a nova febre viral chamada Chikungunya já chegou ao Brasil. Mas, agora a doença já foi detectada na Bahia e há suspeitas de contaminação também em Salvador. 
De acordo com Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), cinco casos foram identificados na cidade de Feira de Santana após suspeitas com 16 pessoas. Os casos confirmados passaram por tratamento para cura. 
Já na capital baiana, ainda não foi confirmado nenhuma contaminação, mas existe a suspeita da doença. Quatro amostras foram colhidas, duas destas foram descartadas, uma terá que passar por novos exames e outra ainda aguarda os resultados dos primeiros exames. No Brasil, 37 casos foram confirmados.
Sintomas
Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora. Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional. Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação. Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.
Prevenção
Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp