Saúde

Riachão do Jacuípe confirma casos de chikungunya

Publicado em 09/10/2014, às 06h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Depois de Feira de Santana, a cidade de Riachão do Jacuípe é a segunda com maior número de suspeitas de contaminação pelo vírus chikungunya, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). São 120 notificações e sete casos confirmados. Há notificações sendo avaliadas em outras sete cidades da Bahia.
Em Riachão, a maioria das pessoas com a suspeitas mora na Rua Carneiro Vitória, no bairro Alto do Cemitério. Os moradores acreditam que o foco do mosquito fica em uma casa que está abandonada. No local, há vasilhas plásticas, que podem acumular água da chuva. Agentes da Viligância Epidemiológica fazem visitas constantes ao bairro. 
A cidade com o maior número de casos no Brasil é Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o número de casos aumentou em cinco vezes na cidade, atingindo 156 casos da doença na terça-feira (8), além de outras 585 notificações da suspeita.
A faixa etária mais atingida compreende os adultos entre 35 a 49 anos, com 229 casos, seguido por pessoas com 20 a 34 anos com 200 ocorrências. Já a faixa etária entre 50 a 64 anos tem 122 casos suspeitos. O sexo feminino é o que predomina: 501 mulheres e 201 homens com suspeita da doença, informa a Secretaria.
As confirmações dos casos por exame laboratorial eram necessárias para conhecimento da doença, entretanto, como já se conhece a manifestação, vetor e transmissão, a confirmação da doença será dada mesmo sem o exame. São os critérios clínicos e epidemiológicos que vão fazer a identificação. Fonte: G1 Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp