Saúde

Diretor do Sindimed avalia nova gestão do Dantas Bião e defende a construção de hospitais em cidades vizinhas

Divulgação
Ferreira explicou que os médicos continuam trabalhando normalmente, mesmo diante de algumas incertezas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/06/2022, às 17h33 - Atualizado às 17h40   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, a cerca de 120 Km de Salvador, passou a ser gerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), após o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) deixar o comando da unidade.

Nesta quinta-feira (9), o diretor de Previdência Social e Aposentados do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Rafael Ferreira, conversou com o BNews sobre a nova gestão. Ele conta que a entidade sindical pediu para participar do processo de transição, mas não foi atendida.

Leia também:Vídeo: Prefeito cai no pagode e curte paredão em Alagoinhas

"Pelo que está mais ou menos posto pela Sesab é que eles vão subcontratar os médicos, vão contratar uma empresa e essa empresa vai gerir a escala dos médicos e os pagamentos. Através de ofício pedimos para participar dessa transição entre a antiga gestão e essa que está começando agora, mas não tivemos o nosso ofício respondido, então a gente não está nesse grupo de trabalho aí pra poder checar de perto o que está acontecendo", disse.

Ferreira explicou que os médicos continuam trabalhando normalmente, mesmo diante de algumas incertezas. “Na verdade, não houve descontinuidade da prestação de serviço, simplesmente mudou [a gestão], mas quem tinha sua escala continuou ainda indo pro seu plantão, continuou prestando seu serviço, mas sem saber ainda como é que vai ser o pagamento desse período", ressaltou.

Ao ser questionado sobre de que forma o Sindimed avalia essa mudança de gestão, o diretor da entidade citou exemplos que deram certo na Bahia, e ressaltou os esforços do sindicato na busca por melhores condições de trabalho para os profissionais.

"A gestão do sindicato preza pela medicina, pela saúde pública, e gerida pela secretaria de Saúde, a gente busca as relações de trabalho melhores para os médicos que a gente entende que são o concurso público e com a contratação via CLT pra poder ter a garantia de ter o pagamento até o quinto dia útil do próximo mês, e pra poder fortalecer os vínculos do próprio profissional com o hospital e não gerar desassistência pra população".

Ferreira também defendeu não só ampliação da Dantas Bião, como a construção de novos hospitais em outras cidades da região para desafogar as filas na unidade de Alagoinhas.

"A visão do sindicato é justamente essa, tanto precisa [ampliar] como precisa de outros hospitais em outras cidades maiores da região que mereciam ter um aparelho do porte do Dantas Bião. Tem os municípios pactuados de toda a região ali do semiárido do nordeste, tem ali da região do Entre Rios, Esplanada, Rio Real, várias cidades que quem drena a referência é o hospital Dantas Bião, principalmente para essa parte de trauma, de ortopedia e sobrecarrega muito o hospital. Por exemplo, temos o hospital de Ribeira do Pombal que também está passando pelas mesmas dificuldades que o Bião passa, inclusive já foi gerida pela mesma empresa que estava gerindo o Dantas Bião, com sobrecarga de pacientes, com esses problemas com relação a remuneração de profissionais, se isso fosse sendo sanado também ajudaria muito no impacto que causa no hospital Dantas Bião, que além de atender Alagoinhas que já é uma cidade grande tem que atender outras tantas que tem na região. Então ele precisa ser ampliado, bem como a oferta precisa crescer nesses outros munícios que possam suportar a demanda deles próprios e de municípios menores", completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp