Saúde

Antídoto raro contra metanol chega à Bahia

Paulo Pinto/Agência Brasil
A quantidade do antídoto destinada a cada estado foi determinada pelo número da população  |   Bnews - Divulgação Paulo Pinto/Agência Brasil
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 13/10/2025, às 22h41



O Ministério da Saúde recebeu 2,5 mil unidades de fomepizol, que foram enviadas para todos os estados e o Distrito Federal na quinta-feira (9) e 104 unidades do antídoto foram direcionadas à Bahia.

É a primeira vez  que o Brasil faz essa aquisição realizada com a subsidiária de uma empresa japonesa. A medida aconteceu oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A quantidade destinada a cada estado foi determinada pelo número da população divulgada pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e 1.000 ampolas permanecerão no estoque estratégico do Ministério.

O medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial e as unidades federativas poderão solicitar o envio de novas remessas, de acordo com a necessidade apresentada e os registros de casos.

Sobre o fomepizol

Devido ao elevado custo no mercado, sua produção e oferta são limitadas, porém é mais alternativa ao tratamento já realizado por meio do etanol farmacêutico. A medicação impede que o metanol se metabolize em ácido fórmico.

O Brasil registrou 213 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas até esta segunda-feira (13). Desse total 32 casos foram confirmados e 181 permanecem em investigação. A Bahia não possui, no momento, casos confirmados ou suspeitos de intoxicação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)