Saúde

Anvisa aprova nova injeção semanal para tratar diabetes tipo 2

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Estudos clínicos afirmaram que injeção apresentou resultados significativos na redução da taxa de açúcar no sangue  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 25/09/2023, às 12h26   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Anvisa aprovou nesta segunda-feira (25) um medicamento para tratar o diabetes tipo 2. Chamado de Monjuaro, o remédio é uma injeção semanal que melhora o controle da taxa de açúcar no sangue de pacientes adultos junto à dieta e exercícios.

O fármaco age nos receptores dos hormônios GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e GLP-1 (peptídeo 1), responsáveis por melhorar a liberação de insulina após uma refeição.

Estudos clínicos afirmaram que a tirzepatida, como o medicamento também é chamado, apresentou resultados significativos nunca vistos antes na redução da taxa de açúcar no sangue e maior perda de peso nos pacientes com diabetes tipo 2.

Agora, o medicamento passará pelo processo de precificação junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos antes de ser liberado para comercialização, o que deve fazer com que ainda demore meses para que o remédio esteja disponível nas farmácias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp