Saúde

Anvisa autoriza vacina para prevenção de bronquiolite em bebês; saiba detalhes

Pixabay
Vacina contra bronquiolite será aplicada grávidas para gerar a proteção dos bebês  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 01/04/2024, às 18h05   Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (1º), uma vacina destinada à prevenção em bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por causar infecções no trato respiratório, principalmente a bronquiolite infantil. O imunizante será aplicado nas grávidas para gerar a proteção dos bebês.

A criança acometida por uma bronquiolite tem uma maior produção de muco nos pulmões e, por isso, encontra mais dificuldade para a chegada do oxigênio ao sangue. 

O VSR é responsável por 75% de todos os casos de bronquiolite, principalmente entre os menores de 2 anos. Nessa faixa etária, a mortalidade em decorrência da infecção é maior.

O imunizante Abrysvo, fabricado pela farmacêutica Pfizer, está indicado para a prevenção de doenças do trato respiratório em crianças desde o nascimento até os seis meses, por imunização ativa em gestante que estiver no segundo ou terceiro trimestre da gestação.

A Anvisa já tinha autorizado o registro da vacina Arexvy (GlaxoSmith Kline), também destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, porém com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.

O que é e quais são os sintomas da bronquiolite?

A bronquiolite é uma síndrome respiratória que acomete as vias aéreas. O vírus se multiplica nas células do aparelho respiratório superior (nariz, faringe e laringe). A infecção inflama os brônquios, que são uma ramificação dos brônquios, que por sua vez é uma ramificação da traqueia (a continuação da laringe).

Os sintomas iniciais são febre e coriza. Depois de 4 ou 5 dias, a doença evolui para sintomas nas vias aéreas inferiores, provocando chiado, tosse, cansaço, falta de ar.

No caso da criança, que tem uma via aérea menor, mais estreita, a passagem de ar prejudicada leva a uma maior quantidade de sintomas, como a tosse, que causa desidratação. Em alguns casos, a tosse pode ser tão intensa que é comum ocorrer vômito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp