Saúde

Aos sete anos, menina é diagnosticada com câncer de mama; entenda

Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Menina chilena é a mais nova com o diagnóstico de câncer de mama  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 11/02/2023, às 13h00


FacebookTwitterWhatsApp

Maura, de apenas sete anos, foi diagnosticada com câncer de mama. A doença, que geralmente afeta mulheres na fase adulta, foi encontrada no corpo da menina chilena após a mãe perceber um carocinho abaixo do mamilo da criança.


Em uma entrevista ao  programa chileno 24horas, da Televisión Nacional de Chile (TVN), a mãe da garotinha, Patrícia Muñoz, explicou detalhadamente o processo da descoberta da doença. 


"Um dia eu estava dando banho nela e, depois de secar e passar creme, notei que ela tinha um [caroço como um] feijãozinho embaixo do mamilo. Aí o médico me disse que o que a Maura tinha não era normal, que se eu esperasse muito isso iria crescer, mas ele nunca me disse que poderia chegar a isso. Isso foi em agosto e, em setembro [de 2022], descobrimos que Maura tinha câncer (de mama)”, lembrou a mãe.


De acordo com o site Crescer, da Globo, o hematologista oncologista pediátrico, Francisco Barriga, afirmou que não é nem um pouco comum meninas ou meninos que passem por essa patologia tão novos. Pensei que iria morrer sem ver um câncer de mama em uma criança com menos de 10 anos”, falou.


Para evitar que o tumor se espalhasse mais, a garota acabou retirando uma das mamas, que ainda nem havia se desenvolvido direito. “Minha filha está mutilada e essa é a dor que eu tenho, porque isso já é forte para uma pessoa adulta”, lamentou Patrícia.


Após fazer a cirurgia, Maura está sendo observada pelos médicos e esperando para saber se houve metástase. Os oncologistas do Chile também estão em contato com especialistas da Espanha, que já trataram casos semelhantes, e a família de Maura não descarta uma viagem para a Europa, com o objetivo de seguir o tratamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp