Saúde

Atendimentos para grávidas de alto risco em maternidade de Salvador são restritos após funcionária contrair catapora

Carol Garcia/GOVBA
Restrição de atendimentos está prevista para valer até o próximo dia 3 de outubro  |   Bnews - Divulgação Carol Garcia/GOVBA

Publicado em 23/09/2023, às 07h20 - Atualizado às 07h25   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Os atendimentos no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), localizado no Parque Bela Vista, na cidade de Salvador, estão suspensos até o próximo dia 3 de outubro, de acordo com informação divulgada, nesta sexta-feira (22), pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab). A ação envolve  apenas o público de grávidas de alto risco. Em resumo, a medida foi adotada após uma funcionária contrair catapora.

Como apoio ao público da maternidade, os atendimentos serão realocados, durante este período, para a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto e para o Hospital Geral Roberto Santos. O diagnóstico positivo para a doença saiu na última terça-feira (19).

Mas, ainda assim, as gestantes de risco habitual, além das cirurgias eletivas, abortamento legal e atendimentos ginecológicos continuam com o funcionamento normal. Também chamada de varicela, a catapora é uma doença infecciosa, causada pelo vírus varicela-zoster e tem forte poder de contágio.

De modo geral, ela se manifesta com mais frequência em crianças, geralmente com quadros leves. No grupo de adultos, pode ser grave, com sintomas mais intensos e complicações sérias.

Segundo a Sesab, as novas admissões de gestantes de alto risco foram restringidas com a proposta de reduzir o risco de possíveis transmissões e surto da doença. Ainda conforme a pasta, em 2023 a Bahia registrou 900 casos da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp