Saúde

Autora fala sobre o processo de criação do livro dos 15 anos do INTS

Reprodução / Redes Sociais
Nesta segunda-feira (25), aconteceu o lançamento do livro que celebra os 15 anos de história do instituto  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 25/11/2024, às 20h47   Bruna Ferraz e Melissa Lima



Aconteceu, nesta segunda-feira (25),  o lançamento do livro em comemoração aos 15 anos de história do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), completos no dia 05 de novembro. O BNews conversou com a autora da obra, Marília Simões, que descreveu o processo de criação. 

"Eu estou apenas há 4 anos no INTS e precisei escrever os 15 anos de história. Foram 9 meses, a gente costuma brincar que é uma gestação. Mais de 20 pessoas entrevistadas, mais de 15 horas de entrevistas e ouvindo histórias lindas", contou.

"O mais bonito é que a gente pegou todas as etapas hierárquicas. Então, eu não tenho só a parte de gestão. A gente tem colaboradores de vários níveis. Pegamos pacientes, pegamos parceiros. Então, isso é uma pequena amostra do que é o INTS por esse Brasil afora", completou Marília.

A autora destacou a história de Roqueline Uzêda, presente no livro, como uma das mais especiais, reforçando que "a humanização é uma bandeira que o INTS implanta em qualquer unidade que ele trabalha". 

O BNews também conversou com Roqueline, que relatou o porque de ter sua história no livro. 

"A minha história é de sobrevivência no Covid. Eu estive entubada no Hospital Espanhol durante 11 dias. Fiquei um mês lá, superei, e estou aqui fazendo parte da história dessa instituição porque fui tratada sempre com muito carinho. Foi uma das coisas que me ajudou a superar, foi o carinho e dedicação de todos lá".

Ela ainda destacou a atuação dos funcionários, reforçando que foram fundamentais para sua melhora. "Quando eu despertei do Covid, ainda na UTI, Marcos (que toca violão) e Débora (que fazia a videochamada) me despertaram com a videochamada dos meus filhos e meu marido. Isso me deu muita força para continuar lutando e voltar para todo mundo que me esperava, especialmente eles", completou Jaqueline.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp