Saúde

Banho de banheira deixa mulher com sequelas respiratórias graves; entenda

Reprodução/Pixabay
Pamela Farmer contraiu a doença dos legionários, uma pneumonia severa provocada pela bactéria Legionella pneumophila e que a deixou com sequelas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 25/02/2023, às 14h25   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

As férias da família de Pamela Farmer, de 75 anos, na Flórida foram interrompidas após a matriarca tomar um simples banho em uma banheira de hidromassagem. A família é do Reino Unido e resolveu viajar para descansar em maio de 2022 mas não imaginaram que passariam por esse susto.

Pamela contraiu a doença dos legionários, uma pneumonia severa provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, que é transmitida por meio de água contaminada. A infecção afeta principalmente idosos e causa sintomas semelhantes aos da influenza.

A idosa começou a tossir, apresentou dificuldade para respirar e hematomas pelo corpo, apenas alguns dias depois do início da hospedagem. Ainda na Flórida, foi levada ao hospital e os médicos fecharam o diagnóstico da doença dos legionários.

A família de Pamela teve interromper as férias e ficaram muito assustados com o problema inesperado. Eles retornaram ao Reino Unido para que ela continuasse o tratamento em casa. Apesar disso, os pulmões da mulher ficaram gravemente danificados pela bactéria.

Nove meses após o acontecimento, a filha de Pamela, Lindsay Martin, diz que a mãe ainda convive com os efeitos da doença. O principal deles é a fadiga, que se assemelha ao cansaço extremo de casos de Covid-19.

A Legionella pneumophila, causadora da doença, é uma bactéria que vive em ambientes aquáticos, incluindo lagos e córregos. Porém, nas fontes naturais de águas, a quantidade de Legionella existente é muito pequena, sendo baixo o risco de contaminação.

O ambiente perfeito para a bactéria são os reservatórios artificiais de água como piscinas, banheiras e fontes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp