Saúde

Brasil recebe milhares de vacinas da dengue após explosão de casos; público-alvo é divulgado

Oregon State University/Divulgação
Primeiras doses terão como público-alvo adolescentes com idades entre 10 e 14 anos  |   Bnews - Divulgação Oregon State University/Divulgação

Publicado em 21/01/2024, às 12h57 - Atualizado às 13h02   Cadastrado por Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil deu um passo significativo no combate à dengue ao receber o primeiro lote de 750 mil doses de vacinas, destinadas à imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito neste domingo (21) pelo Ministério da Saúde, que revelou que a doação partiu do laboratório japonês Takeda.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com informações do governo, as primeiras doses terão como público-alvo adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, residentes em municípios com mais de 100 mil habitantes. A escolha desse grupo específico considera as taxas de transmissão da doença em diferentes regiões do país, visando um impacto mais efetivo no controle da dengue.

O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, com dados do Ministério da Saúde revelando que, nas duas primeiras semanas de 2024, os registros foram mais que o dobro do mesmo período do ano anterior, totalizando 55,8 mil casos prováveis. Infelizmente, seis óbitos foram registrados devido a complicações decorrentes da doença.

Inicialmente, o governo havia anunciado que a vacinação seria direcionada a crianças e jovens entre 6 e 14 anos. No entanto, em um comunicado divulgado neste domingo, o Ministério da Saúde informou que a primeira remessa terá como foco os indivíduos de 10 a 14 anos.

"A faixa etária de 10 a 14 anos está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é também a faixa etária em que observamos o maior número de hospitalizações", afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp