Saúde

Casamento feliz reduz risco de síndrome de burnout, diz pesquisa

Pixabay
Pesquisa revelou relação entre a satisfação com o casamento e o nível de esgotamento emocional  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 07/06/2023, às 22h14   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Casais que mantêm casamentos felizes correm menos risco de desenvolverem a síndrome de burnout, o esgotamento no trabalho, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Nacional de Pesquisa (HSE), de Moscou, na Rússia.

Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional caracterizada pela sensação de esgotamento ou exaustão de energia, a síndrome de burnout causa sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho e eficácia profissional reduzida.

A pesquisa identificou a relação entre a satisfação com o casamento e o nível de esgotamento emocional dos funcionários nas organizações.

Um total de 203 pessoas, com idades entre 20 e 69 anos, sendo elas 120 mulheres e 83 homens, participaram do levantamento. Delas, 107 eram casadas, 87 estavam em união estável e nove já eram divorciadas.

Foi feito um questionário online com perguntas para determinar o nível de burnout com o emprego e o de satisfação com o próprio casamento.

As respostas publicadas na revista Organizational Psychology revelaram que, à medida que a satisfação com o parceiro amoroso aumenta, o risco de esgotamento mental diminui. Essa correlação é mais pronunciada nos homens.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp