Saúde

Casos agudos de Covid-19 registram alta no Norte e Nordeste, revela boletim da Fiocruz

Foto de Mufid Majnun na Unsplash
Dados apontam aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em regiões Norte e Nordeste  |   Bnews - Divulgação Foto de Mufid Majnun na Unsplash

Publicado em 01/02/2024, às 19h35   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica uma tendência de alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 em estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados, referentes à semana de 21 a 27 de janeiro, e das seis semanas anteriores, mostram um movimento contrário ao observado no Centro-Sul, onde a tendência é de queda.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A SRAG é caracterizada por sintomas respiratórios mais agudos durante as infecções, sendo um parâmetro para monitorar a incidência de vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório, como o SARS-CoV-2 e o Influenza.

O boletim aponta crescimento da SRAG por Covid-19 em estados como Amapá, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins. Em Alagoas e no Rio Grande do Norte, há uma interrupção na tendência de crescimento.

Nos últimos oito semanas, a incidência e mortalidade por Covid-19 têm maior impacto em crianças até 2 anos e na população a partir de 65 anos. A Fiocruz registrou 4.240 casos de SRAG neste ano, com 35% causados por algum vírus respiratório, sendo dois terços deles resultantes de infecções pelo SARS-CoV-2.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp