Saúde

Casos de gripe aviária são identificados em humanos e OMS fala em "vigilância"

Divulgação Serfor
Os infectados pertencem a mesma família, sendo que a menina, de 11 anos, já morreu em decorrência de complicações com a gripe aviária  |   Bnews - Divulgação Divulgação Serfor

Publicado em 24/02/2023, às 19h50   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Dois casos de gripe aviária, causado pelo vírus H5N1 em humanos, no Camboja, estão sendo acompanhados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os infectados pertencem a mesma família, sendo que a menina, de 11 anos, já morreu.

Depois da morte, as autoridades de Saúde local começaram a testar 12 pessoas da família da garota, até que o pai dela foi diagnosticando com a doença. Segundo a OMS, nas últimas semanas, houve vários relatos de mamíferos infectados com a gripe aviária H5N1.

"Estamos em estreita comunicação com as autoridades do Camboja para entender mais sobre o surto. As investigações de campo estão em andamento. A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, incluindo humanos", disse Sylvie Briand, diretora de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, em comunicado.

Ainda segundo a OMS, é necessário que seja feita vigilância de todos os países, já que a H5N1 é uma doença respiratória grave, com uma variedade de sintomas observados, de leves a fatais, com uma taxa de mortalidade superior a 50%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp