Saúde

Conheça cinco alimentos que contribuem com a saúde hormonal

Reprodução/ Freepik
A nutricionista Gabriella Behrmann ressaltou, também, a importância da ingestão de água  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 10/12/2023, às 05h30 - Atualizado às 05h39


FacebookTwitterWhatsApp

A alimentação tem uma função primordial para o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação desregulada pode afetar o sono, o humor, os hormônios e, por conta disso, causar prejuízos de diversas ordens.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Pensando nesse contexto, o BNews conversou com a nutricionista Gabriella Behrmann, a fim de compreender quais alimentos e de que forma é possível fazer uma dieta balanceada e ter os hormônios que regulam o nosso corpo em equilíbrio.  

A profissional pontuou que uma alimentação adequada, além de causar bem-estar ao corpo físico afeta positivamente a mente e a partir disso o equilíbrio emocional. Ela fez questão de salientar que, para aqueles que possuem algum descompasso no campo hormonal, é necessária uma avaliação individual que seja adaptada ao indivíduo. 

Entre os exemplos de fontes alimentares que favorecem ao regulamento dos hormônios ela citou: fontes de proteína como ovos, peixes e leguminosas, gorduras saudáveis com abacate, nozes, azeite de oliva extravirgem. Outra opção é o couve-flor, brócolis, repolho, que ajudam na reposição hormonal.  

A nutricionista também fibras e grãos integrais como aveia, quinoa, arroz integral, mas destacou a água como um nutriente essencial para todas as funções corporais, inclusive a regulação dos hormônios. 

Behrmann salientou ainda que não é necessário comer em grandes quantidades, inclusive não recomendou ingerir muito líquido durante o momento da refeição porque pode comprometer e digestão. Ela destacou ser importante adequar os horários das refeições bem como a ingestão de líquidos, tendo em vista essa onda de calor que assola todo o país.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp