Coronavírus

Agência norte-americana revoga uso da cloroquina e da hidroxicloriquina no tratamento da covid-19

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FDA concluiu que "não é mais razoável" acreditar que os medicamentos sejam eficazes  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 15/06/2020, às 14h10   Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A agência reguladora Food and Drug Administration (FDA), em tradução livre, Administração de Alimentos e Medicamentos, revogou nesta segunda-feira (15) a liberação de emergência da cloroquina e da hidroxicloriquina como tratamento contra a covid-19 [doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2)]. O documento é assinado por Denise M. Hinton, cientista-chefe da agência norte-americana.

O órgão, que atua como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concluiu que "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina podem ser eficazes". 

"Nem é razoável acreditar que os fatores conhecidos e os potenciais benefícios desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais. Por conseguinte, a FDA revoga o uso emergencial de hidroxicloroquina e cloroquina nos EUA para tratar Covid-19",complementa a FDA no documento.

A agência havia liberado em 28 de março o uso do medicamento para pacientes com casos graves da covid-19 e internados em hospitais. Em sua nova posição, a FDA explica que tomou a decisão baseada em novas informações e novos dados de grandes estudos.

A revogação da FDA lista alguns critérios que levaram à suspensão do uso:

A FDA diz acreditar que as dosagens para hidroxicloroquina não têm um efeito antiviral; 

Estudos anteriores sobre a diminuição do vírus com o tratamento da hidroxicloroquina e cloroquina não foram consistentemente confirmados, e uma pesquisa recente randomizada indicou que não há diferença e eficiência no uso contra o SARS-COV-2;

As diretrizes médicas dos EUA não recomendam o tratamento com as substâncias e o National Institutes of Health (NIH), em tradução livre, Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, não defende o uso fora de pesquisas clínicas.

No último dia 31 de maio, o governo norte-americano enviaram ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. O uso do remédio para tratar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus é defendido pelos presidentes Jair Bolsonaro (sem partido) e por Donald Trump.

No Brasil, o Ministério da Saúde ampliou em 20 de maio o uso do medicamento para pacientes com sintomas leves da covid-19. Até então, a determinação era que a hidroxicloroquina fosse utilizada em pacientas com sintomas graves e críticos e que estavam sendo monitorados nos hospitais.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp