Coronavírus

Anvisa libera terceira fase de testes de vacina chinesa contra coronavírus

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O projeto é realizado pelo laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan   |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/07/2020, às 15h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta segunda-feira (6), que o processo de recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus começa na próxima segunda-feira (13). A vacina é desenvolvida pela farmacêutica chinesa de biotecnologia Sinovac.

A nova etapa do projeto foi liberada na última sexta-feira (3) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto é realizado pelo laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan. 

Segundo informações do G1, serão escolhidos 9 mil voluntários distribuídos pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Após o recrutamento, a vacina começará a ser aplicada nos voluntários no dia 20 de julho.

Ainda de acordo com as informações, apenas profissionais de saúde que estejam na ativa poderão participar do estudo. Os voluntários não podem ter se contaminado pela Covid-19 e devem morar perto de um dos 12 centros de pesquisa que conduzirão o projeto.

A parceria havia sido anunciada no dia 11 de junho. Na ocasião, o governador de São Paulo, João Doria disse que, se comprovada a eficácia e segurança da vacina, ela será produzida no país e disponibilizada no SUS a partir de junho de 2021. A vacina deverá ser chamada CoronaVac.

Através de nota, a Anvisa informou que as fases 1 e 2, feitas em humanos saudáveis e em animais, demonstraram bons resultados com o esquema de duas doses da vacina. Outro teste de vacina contra o coronavírus já havia sido liberado pela Anvisa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp