Coronavírus

Salvador reabre shoppings, templos e comércio nesta sexta (24) em primeira fase de flexibilização

Vagner Souza/Arquivo BNews
O indíce de até 75% na taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade por cinco dias consecutivos foi atingido  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 23/07/2020, às 16h53   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou, em coletiva de imprensa virtual, que a primeira fase do protocolo de reabertura das atividades econômicas na capital baiana será implementada nesta sexta-feira (24). O indíce de até 75% na taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade por cinco dias consecutivos foi atingido.

O decreto municipal de reabertura foi assinado pelo prefeito durante a coletiva.

Foram apresentados dados que fundamentam a reabertura das atividades econômicas. A quantidade de novos casos em Salvador apresentou redução em 3 semanas consecutivas. De acordo com os dados da Secretaria municipal de Saúde, foram registrados recuos de 24%, 51% e 61%, respectivamente. A curva de mortes também apresenta redução constante há 4 semanas.

Os ônibus funcionaram com 70% de sua frota, distribuídos em três picos de horário: 5h às 8h, 8h às 12h e 15h às 21h.

A reabertura

Shoppings, centros comerciais e semelhantes, comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos e igrejas, drive in. Os shoppings irão funcionar de segunda à sábado - 12h às 20h. Após horário de pico para não gerar confusão no transporte público. Praças de alimentação só em delivery ou take away. áreas comuns - 1 pessoa / 9m². lojas 1/5m². Estacionamento 50% das vagas. Tudo deve ser controlado e portas fechadas. Haverá testagem inicial e a cada 21 dias. Será obrigatório também o uso de máscara e afastamento, proibição de eventos presenciais. 

Comércio de rua - segunda a sexta - 10h às 16h. 1 pessoa 9m². 50% do estacionamento acima de dez vagas. Atendimento prioritário para grupos de risco

Templos e igrejas - 10h às 20h. Segunda a sábado. Domingo sem restrição de horário. 20% da capacidade do salão ou 50 pessoas. Proibidas escolas, aulas e reuniões. fechados para crianças.

Drive-in - eventos com autorização prévia, exclusivamente dentro de veículos fechados. Alimentação nos veículos; lotação do estacionamento com mínimo de 1,5 metro de distância entre veículos. Ingressos exclusivamente online. Haverá pagamentos de alimentos online e banheiros com fila virtual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp