Coronavírus

Pernambués ultrapassa Pituba e se torna o segundo bairro com mais infectados pela Covid-19 em Salvador

Vagner Souza/BNews
O bairro só perde para Brotas, que ocupa o primeiro lugar entre as localidades com mais casos da doença  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/07/2020, às 09h20   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O bairro de Pernambués acumulou 1.655 novos casos de coronavírus (Covid-19) e se tornou a segunda localidade de Salvador com mais infectados pela doença. Com isso, o bairro ultrapassou a Pituba, que segundo dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui 1.605 registros confirmados. Do total contabilizado em Pernambués, 1.506 se recuperaram.

Com população estimada em 64.983 moradores, Pernambués tem o número de casos confirmados maior do que cidades da região metropolitana de Salvador, como Simões Filho, Candeias e Dias D'ávila que possuem 1.276, 1.323 e 798 infectados, respectivamente. Em Simões Filho, por exemplo, o número de habitantes é de 134.77, ou seja, mais do que o dobro do bairro da capital baiana.

O alto índice de moradores contaminados em Pernambués pode ter relação com o não cumprimento das recomendações impostas para evitar a disseminação do vírus já que o bairro aparece na lista dos mais denunciados por aglomeração de pessoas e de estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos municipais, de acordo com a Ouvidoria da Prefeitura de Salvador, responsável pelo Disque Coronavírus 160, criado para receber denúncias de locais que estão desrespeitando os decretos. De16  de março até esta quarta-feira (29), o serviço recebeu 4.788 denúncias com pedidos de fiscalizações no bairro.

A região passou por medidas mais rígidas da prefeitura com restrição de funcionamento do comércio, higienização das ruas e realização de testes rápidos. No primeiro dia de restrições, no dia 30 de maio, o bairro registrou uma enorme fila formada por moradores para realização do exame. Em uma semana, foram realizados 886 testes e segundo a SMS, deste montante, 178 pessoas testaram positivo para a doença.

O bairro, ainda de acordo com os dados mais recentes, só perde para Brotas, que ocupa o primeiro lugar entre as localidades com mais casos da Covid-19, com o acumulado de 1.698.

Conforme boletim da SMS, até o momento, 53.352 pessoas testaram positivo na capital baiana. Destes, 49.288 já se recuperaram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp