Coronavírus

Rui afirma que vacina chinesa contra o coronavírus deve chegar na Bahia no próximo mês

Dinaldo Silva/BNews
Ainda de acordo com o petista, uma vacina russa também deve ser testada no Estado   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/08/2020, às 14h25   Luiz Felipe Fernandez e Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse na manhã desta terça-feira (7), que participou de uma teleconferência com um grupo de composto por duas empresas chinesas que estão desenvolvendo vacinas contra a Covid-19. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, também participaram do encontro.

De acordo com Rui, a expectativa é que em 30 dias as vacinas sejam enviadas para início dos testes. “Esse grupo é vinculado ao governo chinês. Eles estão com duas pesquisas entrando na fase 3, e nós tínhamos feito contato para o nordeste, a Bahia, participarem dessa pesquisa. Eles concordaram, nós concordamos e hoje ainda eles vão enviar toda a documentação para que a gente assine um protocolo conjuntamente, já na semana que vem vamos pedir autorização ao Conselho Nacional de Ética e Pesquisa para fazer os testes desta vacina nos estados do nordeste, cada vacina seriam em torno de 4 mil pacientes que nós vamos testar”, disse o governador.

Ainda de acordo com o petista, uma outra vacina também deve ser testada no Estado. “A Bahia já participa através das [Obras Sociais] Irmã Dulce e estamos assinando um documento com uma empresa russa para fazer um teste da vacina russa, com isso estamos buscando aproximar num intercâmbio científico de pesquisa e de saúde dos principais centro do mundo, e ao mesmo tempo nos colocando na frente para ter acesso as primeira vacinas produzidas e imunizar a população”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp