Coronavírus

Instituto Butantan afirma que CoronaVac tem eficácia global de 50,4% nos testes feitos no Brasil

reprodução // TV Globo
Índice aponta a capacidade da vacina de evitar casos sintomáticos da Covid-19, tanto leves como graves   |   Bnews - Divulgação reprodução // TV Globo

Publicado em 12/01/2021, às 13h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Butantan afirmou, em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12), que a vacina CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil. Chamado de eficácia global, o índice aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.

"Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial", defendeu o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio. A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Ela é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo. Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, em 16 centros de pesquisa.

Segundo o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, a vacina foi testada com os profissionais de saúde porque eles têm a maior exposição ao vírus, muito maior eu a população em geral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp