Coronavírus

Primeiro brasileiro a ser vacinado é uma mulher, negra, enfermeira e tem 54 anos

Reprodução // Renato TK // CNN
Mônica Calazans trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Renato TK // CNN

Publicado em 17/01/2021, às 14h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira pessoa do Brasil escolhida para tomar a Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é mulher, negra e enfermeira. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, ela receberá o imunizante depois que a Anvisa aprovar o seu uso emergencial. Será a primeira, fora dos ensaios clínicos, a ser vacinada.

Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. A instituição é referência no tratamento de doenças infecciosas. Do grupo de risco, ela é obesa, hipertensa e diabética.

Ainda assim, em maio, no auge da chamada primeira onda da epidemia do coronavírus no estado, decidiu se inscrever para as vagas de enfermagem abertas no regime de CTD (Contrato por Tempo Determinado). E escolheu o Emílio Ribas para trabalhar.

Mônica mora em Itaquera, na zona leste da capital paulista, e trabalha na UTI em dias alternados, em escalas de 12 horas. O setor tem 60 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. A enfermeira trabalhou como auxiliar de enfermagem por 26 anos e decidiu fazer faculdade numa fase já madura. Se formou aos 47 anos. A enfermeira é viúva e mora com o filho, de 30 anos. Ainda cuida da mãe, que tem 72 anos e vive sozinha em outra casa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp