Coronavírus

Prefeito de cidade sergipana desrespeita critério de prioridade e toma vacina contra a covid-19

Reprodução/vídeo
O prefeito afirmou que foi “um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina”  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 19/01/2021, às 19h07   Fernanda Souto/AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Itabi, Júnior de Amintas (DEM), foi o primeiro a tomar a vacina CoronaVac contra a covid-19, no município do Sertão Sergipano, nesta terça-feira (19). Ao furar a fila, o gestor municipal desrespeitou os critérios de prioridade para a vacinação no estado.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele aparece recebendo a dose e sendo aplaudido por algumas pessoas que estavam na unidade de saúde. O prefeito, 46 anos, não faz parte do grupo que receberá o imunizante nesta primeira fase de vacinação.

Segundo o prefeito, o fato dele ter furado a fila para se vacinar foi “um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina”. O Ministério Público de Sergipe irá investigar o descumprimento ao protocolo estabelecido no planejamento de vacinação.

“A imunização de Júnior Amintas não teve caráter político, mas aconteceu como forma de incentivar a população Itabiense a vacinar-se, já que algumas pessoas encontram-se receosas em relação à vacina”, diz trecho de uma nota divulgada no perfil do Instagram do gestor.

As primeiras doses da vacina chegaram ao município na manhã desta quarta (19). Por critério de prioridade, os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19, idosos institucionalizados e indígenas aldeados são os únicos que podem ser imunizados nesta primeira fase.

Na tarde desta terça (18), o governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que não irá furar fila para receber a vacina e que também não permitirá que o mesmo aconteça com outros gestores: “Eu vou me vacinar quando estiver de acordo com meu momento. Não vou furar fila nem vou permitir que ninguém o faça. A responsabilidade vai ser de cada gestor municipal”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp