Coronavírus

Prefeitura aumenta equipes para vacinar mais de 5 mil pessoas nesta quarta (20), diz Leo Prates

Dinaldo Silva/BNews
Prefeito Bruno Reis (DEM) disse, durante coletiva, que já está abrindo processo seletivo para convocar profissionais de saúde  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 20/01/2021, às 11h15   Brenda Viana e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A vacinação na capital baiana começou nesta terça-feira (19) imunizando os profissionais de saúde que estão na linha de frente em combate ao novo coronavírus. O secretário municipal de saúde, Leo Prates, afirmou durante coletiva no Hospital Martagão Gesteira, na manhã desta quarta-feira (20), que serão cerca de 18 equipes espalhadas por Salvador vacinando. “Ontem estávamos com equipes muito grandes, então nem sempre o número de equipes reflete o número de pontos de vacinação”, explicou. Foram cerca de 1.300 pessoas vacinadas, porém, a expectativa da prefeitura era imunizar mais de 2.500.

Prates disse, também, que não tinha feito um cálculo certo para a realidade de cada hospital e seus funcionários, por isso, teve de readaptar à rotina desses profissionais. “A gente acabou não se deparando com a realidade dos hospitais, os profissionais trabalham em escala. A gente colocava o cálculo, por exemplo, pro Martagão, 100. Aí naquele dia só tinham 40 pessoas. Então, acabou que a gente se deparou com a realidade dos profissionais de saúde, tivemos que nos readaptar a isso”. 

O secretário, durante a coletiva, enfatizou que das 10.103 pessoas que já foram imunizadas em Salvador e São Paulo, 1.397 são da capital baiana. “Isso é 14% da população do Brasil inteiro vacinada. Mostra a grandeza que estamos fazendo. Nós somos a cidade que mais foi vacinada até agora”, falou. “Não tem sido fácil, mas vamos colocar a Bahia e Salvador no lugar onde eles merecem, como a capital que mais vacina com segurança no Brasil”, finalizou. 

Imunização

Para o prefeito Bruno Reis (DEM), a expectativa é que uma nova remessa de doses da Coronavac chegue até a próxima semana, conseguindo assim, prosseguir com o plano de vacinação na população soteropolitana. Em Salvador, de acordo com o prefeito, já existem locais para armazenar mais de três milhões de doses para vacinar. Além disso, o gestor municipal falou, também, que já está abrindo processo seletivo para convocar mais profissionais de saúde para ajudar na vacinação em massa.

Matérias relacionadas:
Salvador já vacinou mais de 600 pessoas no primeiro dia de vacinação contra Covid-19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp