Coronavírus

Lauro de Freitas confirma dois casos de novas variantes do coronavírus

Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas
Ainda não há dados que comprovem a relação dessas variantes a quadros mais graves da Covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

Publicado em 24/02/2021, às 19h46   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) confirmou a detecção de novas variantes do coronavírus em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Foram dois casos, o primeiro paciente apresentou a cepa B.128 da SARS COV – 2 identificada inicialmente em Manaus, já a segunda cepa da linhagem B1.1.7 notificada pela Organização Mundial da Saúde pela primeira vez em janeiro no Reino Unido, confirmada nesta quarta-feira (24) em um paciente que reside no município e que não possui histórico de viagem. 

O coordenador do Comitê Operacional em Emergência (COE) da Saúde, Marcelo Galvão, explicou que as cepas são identificadas através de sequenciamento genético.

“O laudo do Lancen-BA concluiu que se trata de uma transmissão comunitária já que não houve possibilidade de rastrear a origem da infecção, indicando que o vírus já circula entre nós, independente das pessoas terem viajado ou não para o exterior”, afirmou. 

Segundo o médico, até o momento não há dados comprovando que essas variantes estão relacionadas a quadros mais graves da Covid-19, mas as mutações do vírus apresentaram maior potencial transmissor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp