Coronavírus

Coronavírus: Salvador registra redução superior a 83% em pacientes na espera para regulação

Divulgação/Sesab
Houve também diminuição considerável no tempo de liberação de leito para quem está na fila  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 08/04/2021, às 11h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, afirmou nesta quinta-feira (8), em entrevista à TV Bahia, que Salvador amanheceu com apenas 21 pacientes com Covid-19 na fila de regulação . Em março, este número chegou a 130. 

De acordo com Prates, além da redução no número de pessoas que entram na espera por um leito, houve ainda uma mudança no perfil de quem chega à fila. “Nos últimos três dias a maioria dos pacientes passou a ser de enfermaria. Diminuiu a quantidade daqueles que chegavam com casos graves de coronavírus. Nesta quinta foram 11 para leitos clínicos e 10 para Unidade de Terapia Intensiva”, explicou o secretário. 

O titular da Secretaria Municipal de Saúde também comemorou a diminuição no tempo de resposta para regular pacientes, que atualmente estacionou entre 5 e 6 horas. “Voltou aos melhores momentos da pandemia. Nós já chegamos a demorar 72 horas para fazer esse procedimento”, disse ele.

Léo Prates ainda comentou sobre o atraso de dois meses no pagamento para funcionários que atuam no Hospital Santa Clara, que abriga leitos municipais destinados a pacientes com coronavírus. De acordo com ele, a situação ocorre por irregularidades da unidade de saúde que devem ser resolvidas até segunda-feira (12). 

“O Santa Clara apresentou problemas de funcionamento, com deterioração dos serviços. Nós notificamos mais de uma vez, mas não houve melhora. Com isso, bloqueamos a regulação de pacientes para a unidade e foi cortado 50% do valor destinado ao hospital. Apesar disso, já estamos identificando os trabalhadores que não receberam salário e vamos garantir o pagamento a todos eles”, assegurou Prates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp