Coronavírus

Homem detectado com variante Delta em Feira de Santana não tinha se vacinado contra Covid-19

Itamar Crispim/Fiocruz
Ele não tem histórico de viagem, nem contato com alguém que viajou   |   Bnews - Divulgação Itamar Crispim/Fiocruz

Publicado em 27/08/2021, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem de 51 anos, que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid, foi o primeiro caso da variante Delta, diagnosticado em Feira de Santana, localizado a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a prefeitura do município, os primeiros sintomas surgiram em 20 de julho. A Prefeitura de Feira investiga a possibilidade de transmissão comunitária.

Leia mais:
Baianos infectados com variantes estavam circulando entre outras pessoas, diz secretária

“O paciente mora sozinho, não precisou ser internado por ter sintomas leves e até o momento não houve caso ativo em pessoas próximas a ele. Ele não tem histórico de viagem, nem contato com alguém que viajou. Ainda assim, a Vigilância Epidemiológica iniciou as investigações para determinar se há transmissão comunitária no município”, informa a infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27).

O prefeito Colbert Filho informou que será feita a intensificação da vacinação na região. Ele também anunciou que solicitou mais vacinas contra Covid para aplicação da primeira dose e aumentou a capacidade de realização do exame RT-PCR, de diagnóstico para a doença.

“Chamo a atenção da população para o uso da máscara. Soubemos que essa pessoa diagnosticada com a variante era indisciplinado com o uso da máscara, o que permitiu o contágio”, alertou o prefeito.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), além do caso de Feira, dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, e o outro é morador de Vereda.

Matérias relacionadas:

Testes de uma nova vacina contra Covid-19 serão realizados em Salvador em setembro

Subsecretária da Saúde da Bahia confirma desativação do Hospital de Campanha na Fonte Nova

Pfizer vai anunciar produção de vacinas no Brasil ao lado de Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp