Coronavírus

Pesquisa associa maior risco de miocardite em pacientes com a Covid-19

Pixabay
Pessoas infectadas com a Covid-19 apresentaram cerca de 16 vezes o risco de miocardite se comparado com pacientes que não se contaminaram com o vírus  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 02/09/2021, às 20h47   Redação BNews



Estudos recentes revelam que a Covid acompanhada da miocardite, que é causada por infecções virais e gera a inflamação do músculo miocárdio, que fica no coração, pode causar a hospitalização, insuficiência cardíaca e morte súbita do paciente. 

Pessoas infectadas com a Covid-19 apresentaram cerca de 16 vezes o risco de miocardite se comparado com pacientes que não se contaminaram com o vírus. A informação foi obtida através de um estudo, que fez uma análise de janeiro de 2019 a maio de 2021 e foi conduzido por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 

Leia mais:

Dados da pesquisa sobre dose de reforço para pessoas vacinadas com Coronavac já estão em Oxford para análise
Estudo aponta que 3ª dose é indicada para vacinados com CoronaVac a partir de 55 anos
Rio divulga calendário de vacina para terceira dose em idosos
Terceira dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada em São Luís

Segundo a CNN, os pesquisadores chegaram ao resultado fazendo uma análise do banco de dados de cerca de 900 hospitais e serviços de saúde dos Estados Unidos. Mais de 36 milhões de pessoas tiveram seus perfis analisadas e, desse total, 1.452.773 (4%) se infectaram com a Covid-19 entre março do ano passado e janeiro deste ano. Além disso, os cientistas também confirmaram que, desse 4%, 5.069 (0,01%) tiveram miocardite entre março de 2020 e fevereiro de 2021. 

Os pesquisadores também notaram que os pacientes que tiveram diagnóstico para miocardite eram mais velhos que as outras pessoas analisadas. Além disso, os homens apresentaram 59.3% dos casos de inflamação do miocárdio, o que mostra que a condição é mais comum em homens do que em mulheres.

O estudo mostrou ainda que os pacientes infectados com a Covid-19 tiveram 15,7 vezes o risco de miocardite em comparação com os que não se contaminaram com a doença. As taxas de risco variaram de acordo com a idade, mostrando um maior risco para os extremos de faixa etária. Os índices foram de 7 vezes para pacientes de 16 a 39 anos para mais de 30 vezes maior entre menores de 16 anos ou mais velhos que 75 anos.

O mecanismo que associa a Covid-19 à miocardite ainda é desconhecido, mas os pesquisadores ressaltam que a associação entre as duas condições clínicas seja provavelmente semelhante à ação de outros vírus. Outros dois estudos, um dos Estados Unidos e outro de Israel, também concluíram que existe uma associação entre a miocardite e a doença. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp