Coronavírus

Queiroga afirma que Brasil tem 'excesso de vacinas', mas estados enfrentam falta de imunizante para segunda dose

Agência Brasil
Segunda dose está atrasada na atrasada na Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 15/09/2021, às 17h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (15) que existe um "excesso de vacinas" no Brasil e declarou que o governo federal possui um ótimo sistema para distribuição dos imunizantes. A vacinação com a segunda dose, no entanto, está atrasada em cerca de seis estados, como Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. 

Leia também:

Derivado da maconha pode ser útil para tratamento contra Covid longa
Hospital da Arena Fonte Nova é desmobilizado após atender 2.840 pacientes
Pessoas fogem com cartão de vacina sem tomar dose no Rio de Janeiro

"Há excesso de vacina na realidade. O Brasil já distribuiu 170 milhões de doses de vacinas, 210 milhões já foram aplicadas, hoje nós já temos doses para vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com a primeira dose, agora, naturalmente, há um anseio de avançar, por exemplo, nessa dose de reforço, ou terceira dose, naqueles indivíduos que são mais vulneráveis", disse Queiroga em Guarulhos durante um evento de entrega de novo lote de vacinas da Pfizer que serão enviadas aos estados. 

Segundo o G1, São Paulo, que aplica a vacina da Pfizer no lugar da segunda dose da AstraZeneca, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) devido à ausência do imunizante da Oxford. O ministro, no entanto, negou que exista um problema de desabastecimento da vacina. 

"Precisa acabar com essas narrativas de falta de vacina. Isso não é procedente, o Brasil vai muito bem. O Brasil já é um dos países que mais vacina no mundo", disse Queiroga, que acusa os estados de terem utilizado os imunizantes reservados para a segunda dose com o objetivo de agilizar o calendário de imunização. O governo de São Paulo nega a acusação. 

Leia mais:

CPI da Covid aprova a convocação de ex-mulher de Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp