Coronavírus

Cientistas falam sobre países do mundo onde pandemia pode estar próxima do fim

Secom - Ribamar Neto
Especialistas estão mapeando onde e quando a doença se tornará endêmica   |   Bnews - Divulgação Secom - Ribamar Neto

Publicado em 03/11/2021, às 15h02   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Para alguns especialistas mundiais, a pandemia está próxima do fim. De acordo com entrevista cedida a revista Reuters, cientistas do mundo todo com diversos estudos renomados sobre a pandemia da Covid-19 afirmam que com a proliferação da variante Delta, o vírus mutável, está começando a perder a força.

Eles acreditam que os primeiros países a emergirem da pandemia serão os Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Índia, devido ao alto índice de vacinação e pela "imunidade de rebanho". Eles expressaram uma confiança crescente de que muitos países irão deixar o pior da pandemia para trás no próximo ano.

Leia mais: 

Rui reafirma que vai exigir comprovação de vacina para servidores: "todos terão que apresentar o comprovante"

OMS aprova Covaxin para uso emergencial

"Nós acreditamos que entre agora e o fim de 2022, esse é o ponto em que teremos controle sobre o vírus… em que podemos reduzir significativamente os casos graves e os óbitos da doença", contou a epidemiologista que lidera a resposta à Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.

Mas também não descartam que o SARS-CoV-2 permanece como um agente imprevisível e que sofre mutações enquanto se espalha pelas populações não vacinadas e que essa inconstância o que poderia provocar um cenário apocalíptico.

Leia também: 

Conselho de Ética arquiva ação contra deputado acusado de prejudicar Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp