Saúde

Corrida faz mal ao joelho? Especialista analisa os riscos para o corpo; confira

Divulgação
Ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia nos joelhos, explicou a situação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/04/2024, às 06h00 - Atualizado às 08h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de inúmeros benefícios para o corpo, a prática da corrida pode trazer complicações para o nosso corpo. Dessa forma, é importante que tomemos alguns cuidados, pois, assim como quase todo exercício físico, ela provoca impacto nos joelhos — em menor ou maior nível — e pode lhes causar danos se não realizada da maneira devida.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Assim, muitas vezes a ânsia por resultados, ou apenas por levar uma vida mais saudável, pode render um resultado reverso. “Antes de mais nada, a pessoa que tem interesse em começar a correr deve consultar um ortopedista especializado em joelhos, a fim de saber se, naquele momento, tem condições para isso e, se sim, como deve fazer a iniciação”, informa o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia nos joelhos.

Além disso, quem já pratica corrida não pode se esquecer do alongamento prévio. “O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, prevenindo a ocorrência de lesões”, explica Marcelo. “Quando alongamos, os músculos são aquecidos e relaxados, o que é essencial sobretudo para os joelhos, que, depois dos tornozelos, são as articulações mais afetadas durante a corrida”, acrescenta.

Em caso de dor, não se deve ignorá-la nem insistir na realização do exercício físico. “A dor é um sintoma, ou seja, um sinal de que algo no corpo não está dentro dos conformes, então, o recomendado é interromper o exercício e procurar um especialista quanto antes, para evitar complicações”, alerta o ortopedista.

Sedentarismo não é solução

Marcelo Midlej Reis esclarece que o problema não consiste em praticar corrida, ou qualquer outro esporte. “A questão, aqui, é conhecer suas necessidades e seus limites, para estar apto a realizar exercícios físicos”, afirma ele, de forma enfática.

Portanto, os cuidados citados não devem servir de desculpas para ficar parado. “É inegável que a corrida e outros exercícios são benéficos à saúde, tanto do ponto de vista físico como do mental. Ademais, o contrário disso, o sedentarismo, é que tende a afetar o bom funcionamento dos joelhos, em longo prazo”, observa o especialista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp