Saúde

Diminui parcela da população que quer proibir aborto em qualquer caso no Brasil; veja números

Fernando Frazão/Agência Brasil
Levantamento foi realizado pelo Datafolha entre os dias 25 e 26 de maio  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 04/06/2022, às 22h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A parcela da população brasileira que diz concordar com a total restrição da interrupção da gravidez diminuiu, segundo uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (3).

O levantamento aponta que a parcela da população que diz concordar com a total restrição da interrupção da gravidez no país representa um índice de 32%. Em 2018, esse percentual era de 41%.

Por outro lado, o número de pessoas que concordam com a afirmação de que a lei deve continuar como está aumentou. Há quatro anos, esse percentual era de 34% e, hoje, é de 39%. Atualmente, o aborto é criminalizado no país. As exceções estão nos casos de estupro, risco para mãe e anencefalia do feto.

Leia também:Mulher é autorizada a abortar após descobrir anomalia em feto

A parcela da população que acredita que o aborto deve ser permitido em mais situações passou de 16% em dezembro de 2018 para 18% agora em maio de 2022, diz a pesquisa. O índice de quem afirma que aborto deve ser permitido em qualquer situação também oscilou dois pontos, passando de 6% em 2018 para 8% atualmente. Entre quem não sabe, o índice foi de 2% nos dois anos.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios do país entre os dias 25 e 26 de maio deste ano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp