Saúde

Em protesto, moradores do Bairro da Paz pedem regulação de bebê de um mês de vida; vídeo

Bnews montagem
O protesto acontece na tarde desta quinta-feira (31), na Paralela. A suspeita é de que o bebê sofra de bronquiolite aguda  |   Bnews - Divulgação Bnews montagem

Publicado em 31/03/2022, às 14h20   Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

A família de Heitor Gonçalves de Jesus e moradores do Bairro da Paz realizam na tarde desta quinta-feira (31), um protesto na Av. Paralela para pedir regulação do bebê, que tem um mês de vida. Os moradores atearam fogo caixas de papelão e pedaços de madeira, causando lentidão no trânsito.

A mãe do pequeno diz que a suspeita é de bronquiolite aguda. "Ele já foi pra maternidade, deram o diagnóstico e mandaram tratar em casa. Ele piorou e trouxemos ele, ta tomando medicação mas, o cansaço não passa. Ninguém sabe o que realmente ele tem, são só suspeitas e tem crianças maiores aqui também com covid", diz a mãe de Heitor.

Veja vídeo:

O bebê aguarda há quatro dias por uma regulação no Pronto Atendimento do Bairro da Paz, "não é nem UPA", diz Uiliane. 

Leia Mais: Avançar a fila da regulação está entre os principais desafios de Adélia Pinheiro na Sesab

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que "a Central Estadual de Regulação está em busca de vaga para o perfil do paciente. É importante que nos auxiliem a explicar para a população que a disponibilidade de vagas nos hospitais ocorre apenas em duas situações: alta médica ou óbito. Neste cenário, não é possível sinalizar o dia que ocorrerá a transferência de um paciente. A gravidade do mesmo em relação ao total de solicitações é mais um fator de análise da equipe médica da Central Estadual de Regulação."

Leia também: Gestante com Covid-19 morre enquanto aguardava regulação em UPA de Salvador; bebê é intubada

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags