Saúde

Especialista dá dicas sobre prevenção contra vírus e bactérias; confira

Reprodução/NIAID
Mesmo após o fim da emergência global pela Covid-19, vírus e bactérias continuam à espreita  |   Bnews - Divulgação Reprodução/NIAID

Publicado em 30/10/2023, às 11h29   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo após o fim do estado de emergência global de saúde por causa da pandemia de Covid-19, o estudo das doenças infecciosas segue essencial, já que outras doenças, como dengue, HIV, zika, gripe, tuberculose, entre outras, continuam assolando a população.

Por isso, especialistas alertam para a necessidade da prevenção. O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), aconselha que, por exemplo, usar preservativos durante a relação sexual para reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é fundamental.

Em entrevista ao jornal O Globo, o especialista ressaltou ainda que, caso os preservativos não forem utilizados, há métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para evitar a contaminação pelo HIV, como a Profilaxia pós-exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas após a relação através de comprimidos a serem tomados por 28 dias.

Outro método a Profilaxia pré-exposição (PREP), também com comprimidos diários, mas destinados a pessoas com maior risco de uma possível exposição antes de ela acontecer. Ainda de acordo com Julio Croda, o estresse crônico também pode enfraquecer o sistema imunológico. Ele recomenda, nesse caso, incorporar práticas de gerenciamento de estresse no dia a dia, como meditação e ioga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp