Saúde

Esposa de policial internado na Europa revela preocupação com liberação do plano de saúde na Bahia; entenda

Reprodução/Redes Sociais
Policial está em tratamento de leucemia após viagem com a esposa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 16/01/2024, às 15h52 - Atualizado às 20h28


FacebookTwitterWhatsApp

O policial militar, César Brandão, tinha tudo para viver momentos de alegria ao lado da sua esposa, Viviane, durante uma viagem à Europa. Porém, o cenário se modificou após o militar se sentir mal, ir a um hospital e ser diagnosticado com Leucemia Promielocítica Aguda.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Em conversa com o BNews, a esposa do policial contou que o marido vive alguns dias bem e outros nem tanto em virtude dos efeitos adversos da medicação. Mas, além disso, ela relatou estar um pouco apreensiva porque o marido só poderá regressar ao Brasil quando tiver uma unidade de saúde que possa recebê-lo para continuidade do tratamento. "O Trisenox, medicação utilizada para tratar a enfermidade, que está sendo nossa dor de cabeça", relatou. 


Ainda segundo ela, apenas um hospital da capital baiana confirmou possuir a medicação, contudo não atende o plano de saúde do seu esposo, o Planserv, que é o seguro de saúde destinado aos servidores públicos da Bahia. 


Ela disse ainda que o Hospital Santa Izabel utiliza um outro protocolo de tratamento, mas afirmou que existe a possibilidade de usar a mesma medicação que está sendo aplicada na Suíça, onde o casal permanece. Ainda de acordo com Viviane, ao retornar ao Brasil, César estará em regime de regresso sanitário com cuidados médicos, ou seja, precisa ter uma ambulância pronta para atendê-lo e direcioná-lo a uma unidade de saúde onde possa ser tratado. 


Por meio de nota, a Polícia Militar (PM) informou que o Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia acompanha o quadro de saúde do soldado César Henrique Brandão Souza, 31 anos, que foi diagnosticado com Leucemia Promielocítica Aguda (LPA), em dezembro passado durante as férias na Suíça, onde precisou iniciar com urgência uma quiomioterapia diante da gravidade do caso.


Ainda segundo a nota, a PM tem dialogado com o Planserv, convênio do militar, e com hospitais da rede credenciada para que sejam utilizados a mesma medicação e protocolo nas etapas seguintes do tratamento, que deverão ocorrer após o retorno dele ao Brasil. 


Amigos e colegas de corporação tem realizado campanhas de sensibilização e mobilização, através de grupos de whatsapp, para custear a primeira fase do tratamento na Suíça, uma vez que César só poderá retornar ao Brasil após a conclusão desta etapa inicial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp