Saúde

OMS diz que transmissão de varíola dos macacos para cachorro não é surpreendente

Reprodução/The Lancet
Dono do cachorro, casal, que não tem uma relação monogâmica, evitou que animal entrasse em contato com outros ou humanos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/The Lancet

Publicado em 16/08/2022, às 20h08 - Atualizado às 20h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A líder técnica de resposta à varíola dos macacos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rosamund Lewis, declarou que o primeiro caso possível de transmissão de homem para cão de varíola dos macacos, relatado em dois homens e o animal de estimação na França, não é algo surpreendente.

“Este é o primeiro incidente que estamos aprendendo sobre onde há transmissão de humano para animal”, afirmou durante um evento do jornal americano Washington Post Live. “Isso não foi relatado antes, e não foi relatado que cães foram infectados antes”.

“Em vários níveis, esta é uma informação nova. Não é uma informação surpreendente, e é algo que estamos atentos”, acrescentou.

Ainda segundo a líder técnica, dentro da OMS, especialistas têm trabalhado com parceiros como a Organização Mundial de Saúde Animal e a Organização para Alimentação e Agricultura para resolver o problema. “A mensagem que foi dada até agora é que os animais de estimação devem ser isolados dos membros da família que podem estar infectados”, ressaltou.

Um estudo publicado na revista científica The Lancet reportou a situação e a hipótese é de que ele tenha contraído a doença de seus donos. Publicado na última quarta-feira (10), o relato aponta que os tutores do animal são dois homens. O casal, que não tem uma relação monogâmica, dormia junto com o cachorro, que desenvolveu as lesões 12 dias após eles.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp