Saúde

Governo dos EUA declara emergência de saúde por causa da varíola dos macacos

Imagem Governo dos EUA declara emergência de saúde por causa da varíola dos macacos

No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência global por causa da varíola dos macacos

Publicado em 04/08/2022, às 16h55        Redação BNews

O governo dos Estados Unidos classificou nesta quinta-feira (4) o surto de casos de varíola dos macacos como uma "emergência de saúde pública". De acordo com o jornal New York Times, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais pessoal agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.

No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência global por causa da doença após contabilizar infecções pelo vírus em 70 países onde o vírus nunca tinha sido identificado.

As infecções nos EUA subiram para 5,8 mil na segunda-feira (1°). Os estados de Illinois, Califórnia e Nova York, que abrigam as três maiores cidades do país, respondem por quase metade dos casos e já declararam emergência.

Com a mudança de status nos estados, todos os trabalhadores da área da saúde podem aplicar vacinas contra a varíola. O governo dos EUA traça estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento. Há cerca de 550 mil doses de vacinas, mas foram identificadas 1,6 milhão de pessoas consideradas altamente vulneráveis.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre