Saúde

Governo teme colapso de emergências em meio a surtos de Covid-19 e gripe

Vagner Souza/Arquivo BNews
Colapso pode acontecer em função da alta procura por emergências no estado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 10/01/2022, às 14h37 - Atualizado às 14h49   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à alta simultânea de casos de coronavírus e gripe, o governo da Bahia teme que ocorra um colapso nas emergências no estado. O alerta foi feito nesta segunda-feira (10) pelo governador Rui Costa (PT).

De acordo com o gestor estadual, diferentemente das primeiras ondas da Covid-19, desta vez a lotação de emergências preocupa mais que a taxa de ocupação de leitos de UTI.

Leia também:Estádios terão permissão de público reduzida a 3 mil pessoas na Bahia

Segundo Rui, se for necessário, o Estado pode ampliar o número de leitos de hospitais como o Espanhol, Metropolitano, Couto Maia e outros.

"O que estamos preocupados é com o pré-colapso de emergências [...] Esse quadro é que queremos evitar pra que a gente não veja cenas como as que a gente tem visto em outros estados, que pessoas não conseguem atendimento porque [as emergências] estão lotadas", afirmou o governador, em entrevista à Record TV Itapoan.

"Ano passado, a pressão era por leito de UTI. Dessa vez, [é] por atendimento nas emergências, porque as pessoas, junto com a Covid, agora tem a H3N2. Chega aquela multidão, não sabe se a pessoa tem aquela gripe forte ou Covid, acaba um contaminando outro. Quem tem gripe passa pra quem tá com Covid, quem tá com Covid passa pra quem tá com gripe, e acaba aumentando a contaminação [...] Esse colapso que precisamos evitar", acrescentou.

> Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp