Saúde

Dezembro Laranja: saiba mais sobre o câncer de pele

Divulgação / HAM
A iniciativa é uma parceria com a SBDBA e marca o inicio da Campanha que visa alertar a população para o aumento de procedimentos cirúrgicos em oncologia para câncer de pele  |   Bnews - Divulgação Divulgação / HAM

Publicado em 28/11/2023, às 12h02 - Atualizado às 14h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do verão, os dias ficam mais quentes. Por isso, é necessário chamar a atenção da população para o câncer de pele, com a campanha Dezembro Laranja. O objetivo da ação é conscientizar sobre a doença, uma das mais incidentes no Brasil.

Por este motivo, no próximo sábado (2), acontece no Hospital Aristides Maltez, em Brotas, um mutirão de atendimento do Dezembro Laranja, mês de Conscientização sobre o Câncer de Pele. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Bahia (SBDBA) e marca o inicio da Campanha que visa alertar a população para o aumento de procedimentos cirúrgicos em oncologia para câncer de pele.

A direção do hospital avisa que atendimento vai ocorrer com distribuição de ficha por ordem de chegada e é voltado para pessoas com lesão na pele. Os profissionais vão realizar os seguintes procedimentos: crioterapia, triagem para casos suspeitos e previsão de cirurgias. Estão previstos 250 atendimentos. O trabalho vai começar às 9 horas com encerramento às 15 horas.

“O alerta à população é fundamental. O câncer de pele tem alta taxa de cura se descoberto logo no início, por isso a importância de buscar o atendimento, manter hábitos e cuidados que ajudarão na prevenção da doença, disse a médica Tânia Novaes Magalhães chefe do setor de dermatologia do HAM.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. A doença ocorre, principalmente, nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas.

Alguns sinais e sintomas: manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. É importante ressaltar que o câncer de pele não melanoma apresenta altos percentuais de cura se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, apesar de mais frequente, é o de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Fatores de risco

História familiar de câncer de pele;
pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Sintomas

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas: uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção

Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; usar sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp