Saúde

Manobra inspirada em ‘meme’ pode resolver crises de labirintite

Reprodução/ Freepik
A labirintite é um distúrbio que altera a sensação de equilíbrio e a capacidade de audição  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 10/07/2023, às 09h37   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A labirintite é um distúrbio que acomete a um grande número de pessoas no Brasil e muitas delas não sabem o que fazer quando passam por uma crise. De acordo com um artigo científico publicado por neurologistas brasileiros, as tonturas podem ser tratadas através de uma única manobra de reposicionamento. As informações são do Metrópoles.

A labirintite altera a sensação de equilíbrio e a capacidade de audição. O termo labirintite, embora originalmente designe uma inflamação no interior do ouvido, é popularmente usado para falar da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB).

Alguns movimentos da cabeça alteram a posição dos cristais, estruturas do ouvido interno relacionadas ao equilíbrio, e, por isso, a sensação da cabeça rodar. A condição é mais comum após os 40 anos.
No tratamento convencional, há 20 movimentos possíveis para alterar a posição dos cristais e devolvê-los ao seu local após uma crise de labirintite. Segundo estudo publicado em maio no The Journal of International Advanced Otology, é possível fazer uma manobra única, a manobra de reposicionamento universal.

O idealizador da manobra, o fisioterapeuta Renato Barreto, diz que a ideia surgiu após ele assistir um meme na internet de um abridor de latas gigante usado para abrir todas as garrafas de um engradado ao mesmo tempo.

A manobra tem que ser realizada por um fisioterapeuta profissional para ter cuidado no reposicionamento e na angulação da cabeça. Nela, a pessoa é colocada deitada de lado em uma maca com a cabeça para fora do suporte e é levada a girar de lado e a ser colocada de volta sentada em um movimento fluido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp