Saúde

Médica faz alerta sobre o câncer de intestino e aponta modo de prevenção

Pixabay
Outro assunto abordado foi prisão de ventre  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 10/12/2021, às 09h54   Victor Pinto



Um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto. O Câncer do Intestino, que pode ter prevenção com exames de rastreamentos, é o segundo mais comum do País. Quem chama atenção é a médica coloproctologista Glícia Abreu. Ela foi entrevistada por Zé Eduardo na manhã desta sexta-feira (10) na rádio Metrópole.

Glícia apontou questões ligadas a prevenção. “Quem faz uma dieta rica em fibras, frutas e verduras podem ajudar nesse processo de prevenção. Mas evitar carnes vermelhas em excesso, também o uso do álcool em excesso. São condições que propiciam a alteração da mucosa e pode desenvolver um câncer. É essencial ter um estilo de vida saudável”, disse.

Outro assunto abordado foi prisão de ventre. A médica alegou que defecar todos os dias não livram as pessoas do problema. “O que é anormal? Defecar todo dia e apresentar sensação que não defecou tudo, que sente dor, porque existe uma fermentação com a formação de gases desconfortáveis que a prisão de ventre trás”, explicou.

A linhaça e a aveia foram duas fibras destacadas pela médica para compor dietas preventivas para evitar problemas intestinais casado também com o consumo de frutas e verduras. Também alegou ser um mito a crendice popular de que banana prende o intestino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp