Saúde

Médico explica como o estresse pode estar ligado a doenças como hipertensão e até AVC

Reprodução/Redes Sociais
O médico Walter Viterbo, que é especialista em dor e estresse, falou sobre o assunto durante entrevista ao programa BNews Agora  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/02/2022, às 19h10   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo antes da pandemia, 90% da população mundial já sofria com o estresse, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número só elevou com o surgimento da Covid-19 e, por isso, o BNews Agora desta sexta-feira (18) trouxe ao programa médico Walter Viterbo que é especialista em dor e estresse. Ele afirma que o estresse está diretamente ligado a problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, rinite, asma, alterações gástricas, intestinais e até o AVC.

De acordo com o médico, o estresse é uma resposta do corpo a fatores estressores como a pandemia, sustos, preocupações, riscos. “Por causa desses agentes ameaçadores liberamos adrenalina, cortisol e alguns neurotransmissores que deixam a gente mais preparados para lutar ou fugir. Infelizmente o estresse está tão grande que as pessoas estão como se estivessem prontas para lutar ou fugir o tempo inteiro. E o corpo não está aguentando e vem as doenças”, explica Viterbo, alertando que o estresse pode desencadear ou piorar qualquer doença da área emocional ou física.

Para prevenir e tratar essa doença, Viterbo criou o Semear Sempre, uma espécie de terapia onde são destacadas as importâncias do autocuidado no combate a essa doença, como, por exemplo, o sono, a pratica de atividades físicas, a importância de fazer exames preventivos, manter uma boa alimentação e até a espiritualização.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp