Saúde

Monkeypox: Feira de Santana volta a obrigar uso de máscara; veja locais

Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana
Decisão foi confirmada oficialmente pela Prefeitura de Feira de Santana na noite desta quinta-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Publicado em 11/08/2022, às 19h16 - Atualizado às 20h04   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, terão de novamente utilizar a máscara, de maneira obrigatória, após o primeiro caso registrado de Monkeypox (Varíola dos Macacos) na cidade, na quarta-feira (10), em um jovem de 29 anos.

A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal após reunião entre o gestor Colbert Martins Filho (MDB) e membros das secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

A obrigatoriedade vale para espaços fechados e o transporte público do município e consta em decreto a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico, nesta sexta-feira (12), dia em que já começa a valer.

Segundo a Prefeitura, a medida pretende reduzir os riscos de transmissão do vírus. Ainda conforme a publicação, é recomendada a higienização dos ambientes, disponibilidade de álcool gel e distanciamento social.

A transmissão da varíola dos macacos ocorre por meio de contato direto com a pessoa contaminada - espirros, tosse, fluídos durante o ato sexual e suor. A contaminação também se dá através das fezes, além de talheres e pratos compartilhados.

Erupções na pele (que também podem aparecer na região genital e anal), inchaço nos gânglios, dor de cabeça, febre intensa e dores no corpo são alguns dos sintomas.

Além do caso já confirmado, outros três suspeitos estão sendo analisados no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Em um vídeo divulgado ontem, em uma rede social, Colbert Martins Filho, que tem formação em medicina, afirmou que as equipes da Prefeitura estão realizando o monitoramento do vírus, adotando medidas de prevenção e controle da doença.

"Como médico, sugiro o uso de máscara e cuidados com higiene pessoal para evitar possível contato com o vírus. Seguiremos tomando todas as medidas necessárias e alertando à população quanto aos cuidados", escreveu o prefeito, na legenda.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta quinta-feira (11), a Bahia tem registrados 25 casos da Monkeypox. Desse total, 17 ocorreram em Salvador. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados mais de 160 casos suspeitos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp