Saúde

Uso de máscara pode voltar a ser obrigatório em cidade na Bahia; entenda

Reprodução/Redes Sociais
Prefeitura de cidade na Bahia estuda obrigar novamente uso de máscara por conta da varíola dos macacos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 11/08/2022, às 16h35 - Atualizado às 19h07   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Feira de Santana, centro-norte da Bahia, pode obrigar novamente a população a usar máscara, diante da transmissão da Varíola dos Macacos.

O município já tem um caso confirmado e outros três exames estão sendo analisados no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O paciente que teve o resultado positivo, de acordo com o prefeito Colbert Martins Filho (MDB), tem o quadro de saúde considerado estável.

O gestor municipal está em reunião com as equipes da secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, na tarde desta quinta-feira (11), para ver que medidas seriam adotadas.

Porém, a expectativa é a de que o item de proteção tenha a sua obrigatoriedade de uso apenas em espaços fechados, como shoppings centers e academias, por exemplo, além do transporte público.

Há ainda a perspectiva de que um decreto seja publicado na edição desta sexta-feira (12), do Diário Oficial do Município (DOM), contendo mais detalhes acerca da medida.

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (10), em uma rede social (veja abaixo), o emedebista, que tem formação em medicina, afirmou que as equipes da Prefeitura estão realizando o monitoramento do vírus, adotando medidas de prevenção e controle da doença.

"Como médico, sugiro o uso de máscara e cuidados com higiene pessoal para evitar possível contato com o vírus. Seguiremos tomando todas as medidas necessárias e alertando à população quanto aos cuidados", escreveu o prefeito, na legenda.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgados ontem, a Bahia tem 25 casos confirmados da "Monkeypox". Desse total, 17 são em Salvador. Além disso, o estado tem 166 casos suspeitos notificados.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp