Saúde

Mortes causadas pela Covid-19 disparam em São Paulo; casos também têm grande aumento

Marcelo Camargo | Agência Brasil
Houve um aumento de 85% dos casos da doença, segundo dados da plataforma Info Tracker  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo | Agência Brasil
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 09/03/2024, às 07h37 - Atualizado às 07h53


FacebookTwitterWhatsApp

São Paulo tem voltado a acender o alerta contra a Covid-19. Na última semana, houve um aumento de 85% dos casos da doença, segundo dados da plataforma Info Tracker, que monitora a evolução da doença no país.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus saltou de 7 mil para 13 mil num intervalo de apenas 15 dias. As mortes pela doença também registraram aumento crítico de 54%, passando de 57 vítimas para 88 no mesmo período.

"Os dados consolidam o curso de uma nova onda de Covid no estado de São Paulo. Essa disseminação descontrolada da Covid preocupa porque se sobrepõe à explosão de casos de dengue, levando a uma pressão conjunta no sistema de saúde e postos de atendimento", afirma Wallace Casaca, coordenador da plataforma SP Covid-19 Info Tracker e pesquisador da Unesp e da USP.

Entre os principais fatores para os altos números, está o avanço de subvariantes da Ômicron. como a JN.1, e a realização de eventos que geraram deslocamentos em massa nas últimas semanas, a exemplo do carnaval e da manifestação bolsonarista na Avenida Paulista.

Dados da última semana epidemiológica são os maiores de todo ano. Em comparação a primeira semana do ano corrente com a atual, que ainda não chegou ao fim, observa-se um aumento de casos de Covid na ordem de 377%. 

Segundo a Rede Genômica Fiocruz, o grupo da variante JN.1 foi responsável por 60% dos casos de Covid no Brasil em janeiro de 2024, dado mais recente tornado público. A JN.1 é descendente da variante Pirola (BA.2.86). Não há indícios de que ela altere os sintomas.

Em nota, a secretaria estadual da Saúde disse que mantém o monitoramento constante do cenário epidemiológico, inclusive de variantes, em todo o território estadual e reforça a importância da vacinação contra a Covid, em especial as doses de reforço e a bivalente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp