Saúde

Músculos começam a diminuir a partir dos 40 anos; perda pode diminuir a expectativa de vida

Reprodução
Se nada for feito, a massa muscular após os 80 anos pode se comparar a de uma criança  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/03/2024, às 20h17   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

15% dos brasileiros com mais de 60 anos e até 46% após os 80 anos são acometidos por sarcopenia, uma doença causa redução da musculatura. Os dados são da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O problema de saúde ocasiona diminuição da força, que acarreta graus diferentes de incapacidade física. Isso pode levar à perda da qualidade de vida, além de um risco maior de mortalidade, já que aumenta a possibilidade de quedas, fraturas e outros traumas físicos.

Esse quadro está diretamente associado a uma perda de massa muscular que começa a acontecer por volta dos 40 anos de idade. O fenômeno leva à redução de aproximadamente 8% de toda a reserva muscular de um ser humano por década até os 70 anos. Nessa fase, a taxa de decréscimo aumenta para cerca de 15% a cada 10 anos.

A massa muscular de um idoso de 80 anos pode ser comparável à de uma criança, mas com necessidades distintas em virtude da fragilidade do corpo. "Acredita-se que a sarcopenia seja o principal fator de queda funcional relacionada ao envelhecimento”, diz a fisiatra Isabel Chateaubriand, coordenadora do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp