Saúde

Mutirão de Cirurgias bate meta diária de marcações em bairro de Salvador

Divulgação / Sesab
Ação da Sesab aconteceu em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia e contempla cinco tipos de cirurgias  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Sesab
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 30/07/2023, às 15h46


FacebookTwitterWhatsApp

Muitas pessoas compareceram ao primeiro dia de mais um Mutirão de Cirurgias realizado no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Thomaz Gonzaga, no bairro de Pernambués, em Salvador, neste domingo (30).

A expectativa dos organizadores do evento era de que cerca de 1 mil procedimentos fossem marcados durante o primeiro dia do mutirão, contudo, a meta de 500 senhas de marcação no primeiro dia foi batida pouco depois das 9h. Mesmo com a marcação mínima superada, os atendimentos continuaram e mais cirurgias foram agendadas.

De acordo com o coordenador do mutirão, Edvaldo Gomes, a estrutura montada tem um limite. “Nossa capacidade instalada é fazer mais de 1 mil atendimentos por dia, incluindo os exames pré-operatórios para quem tem o indicativo cirúrgico e não tem todos os exames”, explicou Gomes.

Essa ação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e contou com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia. Para a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o mutirão é para atender a todos para além do diagnóstico.

“A importância do mutirão é a gente atender a população não só no diagnóstico, mas, sobretudo, na solução da questão. A gente precisa resolver de forma eletiva para que não se torne urgência e emergência”, afirmou Santana.

Ao todo, cinco tipos de cirurgias estão sendo ofertados ao público, como a marcação de procedimentos cirugicos voltados para a hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, além de operação para a remoção do útero e de vesícula. Essa ação seguirá ocorrendo na próxima segunda-feira (31), das 8h às 17h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp