Saúde
A campanha Novembro Azul busca alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa enfermidade. A doença afeta cerca de 1 em cada 8 homens durante a vida, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Com isso, uma das principais formas de combate a essa doença nos homens é a mudança de estilo de vida. Estudos mostram que a prática de atividades físicas regulares pode reduzir em até 20% o risco de desenvolvimento de câncer de próstata, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
“A prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e o acompanhamento médico regular são essenciais para reduzir o risco. Além disso, o exercício físico não apenas contribui para o controle do peso, que é um fator de risco, como também ajuda a manter o equilíbrio hormonal, além de melhorar o sistema imunológico”, destacou o educador físico Luiz Evandro, em entrevista ao BNews.
A explicação está ligada à capacidade dos exercícios, juntamente com a alimentação regrada, em regular níveis hormonais e fortalecer o sistema imunológico, além de ajudar a controlar fatores de risco, como obesidade e hipertensão.
“Hoje já há um consenso no âmbito científico de que a alimentação saudável é o fator primordial para prevenção de inúmeras doenças, e o câncer de próstata vem no topo desta lista.” explicou o nutricionista Bruno França, em conversa com o BNews.
Tendo em vista a importância da prática de exercícios contínuos e da adoção de uma alimentação saudável como as principais formas de combate ao câncer de próstata, a equipe do BNews juntou especialistas para compartilhar dicas de exercícios físicos e nutricionais para contribuir na prevenção da doença.
🏋️ Recomendações de exercícios, segundo o educador físico Luiz Evandro:
- Caminhada e Corrida: Exercícios cardiovasculares, como caminhadas diárias e corridas, ajudam a manter o peso ideal e promovem a circulação sanguínea. Além disso, atividades cardiovasculares fortalecem o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças associadas ao sedentarismo.
- Musculação: A musculação e o treino de resistência são ótimos para o fortalecimento muscular e o controle de peso. O ganho de massa magra também ajuda no metabolismo, auxiliando na manutenção de uma composição corporal saudável.
- Alongamentos e Yoga: O estresse do dia a dia pode impactar negativamente a saúde de várias maneiras, inclusive aumentando o risco de doenças. Práticas como a yoga e o alongamento ajudam a reduzir o estresse e a aumentar a flexibilidade, o que contribui para o bem-estar geral.
- Natação: A natação é um exercício de baixo impacto que ajuda no fortalecimento do corpo todo. Por não sobrecarregar as articulações, é uma excelente opção para homens de todas as idades e condições físicas, promovendo a saúde cardiovascular e muscular.
🍽️ Dicas de alimentação, pelos nutricionistas Bruno França e Soraya Serafim:
Bruno: O consumo de alho e cebola, que contêm alicina; pimenta vermelha, que possui capsaicina; peixes de águas frias e profundas, que têm o Ômega 3, geram ação anti-inflamatória, fundamental na prevenção. Pode ser somado a esta lista: linhaça, azeite de oliva extra virgem, sumo de uva (também tem resveratrol). Outro alimento que pode ser incluído na dieta é a Cúrcuma (Curcumina), que estudos comprovaram que bloqueia células cancerígenas.
Soraya: Uma alimentação variada, rica em fitoquímicos, compostos que podem proteger as células do corpo de muitos mecanismos de iniciação do câncer. Dentre esses, podemos citar, alimentos como frutas, destacando as vermelhas, rica em licopeno, legumes, verduras, vegetais, principalmente folhosos verde escuro e oleaginosas, ricas em bioflavonóides e fitoesteróis, dentre outros. Portanto, uma dieta que inclua frutas e hortaliças, ricas em antioxidantes, pode apresentar um efeito protetor ao desenvolvimento e progressão do câncer.
Classificação Indicativa: Livre
Super descontos
melhor câmera
Cinema em casa
Bom e Barato
linda caixa de som