Saúde

Novembro Azul: Hospital Roberto Santos realiza mutirão de consultas urológicas neste fim de semana

Divulgação
Coordenador do serviço de Urologia do Hospital do Homem, Joabe Ribeiro falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 19/11/2022, às 06h30


FacebookTwitterWhatsApp

Como parte das ações do Novembro Azul, cerca de 40 unidades hospitalares da rede direta e indireta da Secretaria da Saúde do Estado do Bahia (Sesab) promovem neste mês ações voltadas para o rastreio, detecção e conscientização acerca do câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha mundial cujo objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Uma das unidades do governo que participam da campanha é o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) - que também abriga o Hospital do Homem - localizado do bairro do Cabula, em Salvador. A unidade realizará um mutirão de consultas urológicas neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de novembro, para homens com idade a partir de 45 anos.

Serão oferecidas 400 consultas, que devem ser agendadas de 7 a 10 de novembro, das 7h às 17h, através do telefone 0800 071 3535. Além da consulta, os pacientes poderão realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

O médico urologista Joabe Carneiro, coordenador do serviço de Urologia do Hospital do Homem, que faz parte do Hospital Geral roberto Santos, concedeu entrevista ao BNews a deu mais informações sobre o assunto: "o câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum no homem. Ela só perde pra câncer de pele não melanoma. É a quinta neoplasia mais comum no mundo, se você computar todos os tipos de tumores que existem".

Carneiro afirma que as chances de cura do câncer de próstata quando detectado precocemente é altíssimo: "o homem procurando o médico, fazendo os exames preventivos, detectando esses tumores numa fase precoce ele tem 90% de chance de ficar curado".

.

O HGRS tem um serviço de urologia e faz atendimentos regulares para homens e mulheres. Além das campanhas pontuais, durante todo o ano o paciente pode procurar a unidade de saúde realiza atendimentos e exames laboratoriais.

"Esses atendimentos de detecção precoce do câncer são realizados, também, na rotina do ambulatório. O paciente que nos procura após a idade adequqada vai ser examinado por um médico, serão solicitados exames, quando necessário, e ele é orientado. Se não tiver problema nenhum, é orientado a voltar após um ano. Caso detecte algum problema, ele é operado lá ou tratado durante a vida toda", afirmou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Segundo Joabe, "a ação deste final de semana faz parte do esforço do Novembro Azul, que é um mês de conscientização para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. É uma maneira de conscientizar os homens a procurar o urologista regularmente".

O número de vagas para atendimeto no mutirão é limitado a 400, mas a ação serve como alerta e incentivo para os outros homens que não conseguiram atendimento procurarem um médico: "Então, quem não conseguiu vaga agora pode procurar o hospital ou o urologista nos postos de saúde, na UPA, porque o importante é ter esse contato e fazer o exame anualmente".

.

Questionado sobre o preconceito dos homens em relação ao exame de toque retal, o urologista fez um apelo: "temos que botar na cabeça dos homens que a detecção precoce do câncer de próstata, ou seja, detectar o câncer na fase inicial aumenta muito a chance dele se curar da doença. O paciente que tem o diagnóstico de câncer de próstata em fase inicial, ou seja, aquela doença restrita à próstata, a chance dele se curar é acima de 90% através de cirurgia, de radioterapia, com um acompanhamento mais de perto desses pacientes".

"O pensamento do homem de que se ele procurar poblema ele vai achar, ou seja ele não quer adoecer, ele não quer descobrir, porque se ele descobrir vai ter que tomar uma atitude. Ele precisa trablhar, prover a família, e fica naquele preconceito de que quem procura acha. O importante é a gente conscientizar de que quem procura e acha em fase iniciante tem chance grande de não ter problema no futuro. Diferente daqueles que deixam a coisa passar, vão negligenciando a saúde e no futuro, quando cai no colo, o problema já está avançado, de difícil controle", completou.

O médico urologista Joabe Carneiro também falou sobre a importância de campanhas como a Novembro Azul: "as campanhas de conscientização funcionam dessa maneira, um puxando o outro: a mulher levnado o homem, os médicos esclarecendo que eles têm que detectar a doença na fase mais prococe pra aumentar as chances de cura. Então, as campanhas visam esse esclarecimento e esse incentivo à procura e recolução dos problemas de saúde numa fase mais inicial".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp